Prisioneiros do Tempo

    Este é um pequeno e modesto exercício de pensamento, olhando um pouco pela janela que a Física nos abre sobre o Universo. 

   Ao contrário de tudo que se acreditou até então, somos prisioneiros de um contexto temporal circunscrito ao sistema planetário no qual habitamos. O tempo, essa dimensão abstrata, informe e transcendente, consome todas as nossas células numa velocidade que é só nossa, que orbitamos essa Estrela, a bordo desse Orbe maravilhoso e milagroso.  

   Uma vez eu perguntei a um Professor de física se existiria um "aqui e agora", ao mesmo tempo,  para quem está no planeta Terra e para quem está num planeta orbitando a estrela Alpha Centauri a 4 anos luz de distancia. Ele demorou um tempo para me responder e ficou até bastante intrigado com a pergunta. Depois de alguma reflexão ele me respondeu que sim, há um "aqui e agora" para os dois personagens nesse abismo de 4 anos luz. Mas em que condições?

Neil De Grasse

   Depois aprendi que o tempo passa de forma diferente para mim e para esse meu amigo fictício, vivendo num planeta qualquer, orbitando a estrela Alpha Centauri.

  Penso que maior do que as distancias cósmicas, a dimensão do tempo seria a barreira mais imperiosa a ser transposta, caso quiséssemos tornar possível o intercambio entre as habitações no Universo. A magnifica inspiração de Albert Einstein ao formular a teoria da Relatividade só me convence que vivemos em realidades espaço temporais diferentes na imensidade do Cosmos. E que me corrija Neil De Grasse, pois não sou versado em Física. Mas essa percepção e essa perspectiva me dizem que a sabedoria do "Velho de Barbas" (como Einstein se referia a Deus), nos coloca numa situação única, assim também cada conjunto planetário no Universo.

  Assim dessa forma simplória e pouco fundamentada cientificamente, quero dizer que somos únicos e raros em tudo. E em meio a uma história plural e conturbada ao longo dos séculos e milênios, temos um personagem único chamado Jesus, sobre o qual muito já se escreveu, já se contestou, já se afirmou e já se negou. Em nome do qual, por ignorância, superstição e hipocrisia se cometeram as maiores barbaridades, atrocidades e matanças na história da humanidade. Em nome do qual muitos enriqueceram e continuam a enriquecer. Mas com tudo isso e ainda assim, um personagem absolutamente fantástico e cujos poderes sobre humanos são incontestáveis.  Que veio ao mundo para nos educar para uma vida de Amor, Perdão, Simplicidade, Humildade, Solidariedade, Compaixão e Misericórdia. Dando provas de sua Divindade por palavras e ações.

   A despeito de tudo que se fale e se teorize sobre Jesus, a sua dimensão extrapola os limites do Universo e sua mensagem é bem mais Cósmica do que se possa imaginar. Para aqueles que acreditam que somos visitados por inteligências de outros mundos, para os "teóricos dos antigos astronautas", eu digo que sim, é provável que em algum lugar do Cosmos, alguma civilização tenha conseguido sobrepujar o desafio do Espaço e do Tempo e peregrinado até o planeta Terra, para conhecer de perto onde Jesus caminhou e nos ensinou a Amar.  Imaginem a perplexidade deles ao depararem com o cenário atual de nosso planeta? Eles diriam: "Vocês são um verdadeiro milagre! Habitando um planeta não menos milagroso! A diversidade de Vida aqui é incrível e única! Vocês conseguem enxergar isso? Porque fizeram suas Vidas tão infelizes se o Criador caminhou por aqui para ensiná-los?" 

   O que responderíamos?... Talvez a resposta não caiba aqui ou em qualquer outro lugar. Mas se um dia, isso realmente acontecer, se acontecer, e a humanidade quedar boquiaberta e perplexa, talvez sejamos todos despertados desse pesadelo  ilusório que criamos. Nós, prisioneiros do Tempo. 


Por Mauricio Azevedo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pra que serve um Sonhador

Crônica crônica

O que temos a dizer ao Mundo?