O Sexo e o Casamento
As ideias e opiniões aqui expressas são frutos de alguns anos de reflexões sobre o assunto e também da leitura da obra O grande Evangelho de João, recebido por Jacob Lorber a partir de 1840, bem como de outras obras divulgadas pela União Neoteosofica.
Para conseguirmos ter um entendimento mais claro do que abordaremos mais adiante, vamos nos basear na obra intitulada Cenas Admiráveis da Vida de Jesus, recebida por Max Seltmann em 1928. "Nesse mesmo ano, Max Seltmann, um operário ferroviário então com 50 anos, começou a ver desenrolar-se diante de si, como num filme, cenas da Vida de Jesus que no início se repetiram até que ele passou a anotá-las nos intervalos de seu serviço noturno. Assim, encheram-se muitos cadernos, mas boa parte se perdeu numa busca feita em sua casa durante a era do nazismo. Acusado de ser Testemunha de Jehovah, Seltmann, então
com 70 anos, teve que fugir de sua casa e família na Alemanha
Oriental, encontrando um refúgio na Alemanha Ocidental, perto de
Bietigheim, onde a Editora das Obras de Lorber tem sua sede.
As Cenas descritas por Seltmann nos revelam muitos
detalhes da Vida de Jesus que não foram incluídos nos Evangelhos
bíblicos, nem no Grande Evangelho de João recebido por Lorber."(1)
No livro de Seltmann vemos o cotidiano da vida de Jesus desde sua adolescência até a maior idade. Jesus era um jovem forte e formoso e que lidava com o trabalho pesado da carpintaria. Não lhe faltavam belas pretendentes que o admirassem, atraídas pela sua beleza e atributos físicos. A luta de Jesus com os instintos de seu corpo foi imensa! A razão de ter Jesus que suplantar os desejos de seu corpo talvez cause estranheza para muitos nos tempos atuais, mas isso se fundamenta na sua origem divina, onde o domínio de todos os instintos era mandatório para que Ele pudesse tomar posse de sua missão e assumir plenamente todo o seu Poder Espiritual. Ainda que isso pareça improvável à uma mente racional do século 21, Jesus era Deus encarnado. Um ser divino limitado por um corpo humano e tendo que dominá-lo a todo o custo. A sua vinda na Terra tinha como objetivo Educar seus Filhos, e como parte dessa educação mostrar também que era possível "vencer o mundo", mesmo estando encarnado.
A razão disso tudo é de grande profundidade e não é nosso alvo examiná-la nesse texto. Estamos falando aqui especificamente da energia sexual e da volúpia. Pode ser que, a despeito de tudo que já se tenha dito e escrito a respeito,
tenhamos mais alguma coisa a acrescentar. É muito importante ressaltar que as citações abaixo, retiradas da obra O Grande Evangelho de João, devem ser interpretadas guardando o bom senso e o contexto cultural e da época em que foram proferidas. Ainda assim, o aconselhamento mesmo que grave, deve ser considerado para dias futuros. Se não vejamos o que Jesus aconselhava como conduta frente a questão do sexo e da volúpia, bem como advertia sobre as consequências de uma vida corrompida por uma sexualidade
exacerbada e despertada prematuramente e sobre a prostituição. O texto que segue foi extraído do
quarto volume do Grande Evangelho de João, onde Jesus abordava diversos
assuntos entre os Discípulos e Amigos em Cesarea Phillipi. Mais adiante deixarei minhas ponderações a respeito:
“É precisamente o maior mal da
Humanidade (a volúpia), pois daí se originam quase todas as moléstias físicas e
psíquicas. De todos os pecados(2), o homem consegue se livrar mais facilmente, porque
se baseiam apenas em motivos externos, enquanto a volúpia tem a causa na
própria carne pecaminosa (na psiquê). Por isto, deveis afastar os olhos dos perigos
tentadores da carne, até que a consigais dominar.
Protegei vossos filhos da
primeira queda nesta tentação e conservai-lhes a castidade, que, facilmente
dominarão os instintos quando adultos; mas uma vez se desviando, o espírito mau da carne deles se
apossará! Não existe demônio cuja expulsão seja tão difícil, quanto ao da
volúpia e somente pode ser conseguida pelo jejum e a prece. Evitai, por tal
motivo, aborrecer aos pequeninos, excitá-los por excessivos adornos e
vestimentas sedutoras, que despertariam seus instintos. Ai de quem pecar de tal
forma com a natureza dos adolescentes. Em verdade, ser-lhes-ía mais
aconselhável se nunca tivessem nascido! O vilipendiador da santa pureza da
juventude será por Mim castigado com toda Potência de Minha Ira! Uma vez a
carne tendo sido violada, a alma não possui mais base sólida, fator que
dificultará seu aperfeiçoamento. Tarefa penosa enfrenta uma alma enfraquecida,
querendo curar sua carne violentada e apagar suas cicatrizes! Que temor não
sofre, quando percebe a fragilidade e vontade fraca de sua habitação terrena!
Quem é culpado disto? A péssima vigilância às crianças, e os variados
aborrecimentos por que passaram! A corrupção é geralmente mais pronunciada nas Cidades
do que no Interior; por isto, Meus discípulos, ensinai as criaturas neste
sentido, demonstrando-lhes as variadas consequências nefastas, que derivam do prematuro
despertar dos instintos. Considerando vossos conselhos, muitas almas sadias
surgirão, cujo espírito mais facilmente será despertado, do que atualmente
ocorre.
Observai os cegos, mudos,
aleijados, leprosos e entrevados; crianças e adultos acometidos pelos mais
variados males físicos: tudo isto como resultado da manifestação precoce da volúpia.
O homem não deve procurar contato antes dos vinte e quatro anos, e a mulher,
não antes de ter alcançado, no mínimo, os dezoito; antes dessa idade o ato será
violação, tornando a carne frágil e a alma cheia de paixões. Difícil é se curar
um homem por tal razão enfraquecido; muito mais, porém, uma jovem nessas
condições. Primeiro, por não lhe ser possível gerar filhos perfeitamente
sadios; segundo, pelo desejo cada vez mais crescente pelo ato, tornando-se por
fim, u’a mácula na sociedade, não por si mesma, mas por aqueles cuja
displicência a levou a este caminho. Ai daquele que se aproveita da pobreza de
uma virgem, para despertar-lhe a volúpia! Em verdade, também seria preferível
nunca haver nascido! E quem convive com prostituta, ao invés de desviá-la por
meios adequados da trilha da perdição, terá de aguardar no Além, julgamento rigoroso!
Quem castiga pessoa sadia, não peca tanto quanto aquele que fere um aleijado. Quem
pratica o ato com mulher feita e sadia, também terá pecado; como as consequências
não são de todo prejudiciais – mormente ambos gozando saúde perfeita, – o
julgamento será menor. Aquele que o fizer como se ela fosse prostituída, sem
gerar um filho, tem de suportar duplo julgamento. Repito, ser dez vezes pior
tal procedimento com uma prostituta, cujo físico e alma são completamente
lesados. Quem socorrê-la em sua imensa miséria, de coração fiel a Mim, terá
grande projeção espiritual no Meu Reino. Quem assim não agir, mas a procurar
por preço vil, arrastando-a ainda mais para a infelicidade, terá no Além, o
prêmio reservado ao assassino, no charco destinado a todos os demônios e seus
servos! Ai do país ou cidade onde se pratica a prostituição, e ai da Terra, quando
este mal imenso nela se alastrar! Tais países receberão de Mim tiranos para regentes
que os agravarão de impostos elevadíssimos, para que a carne se torne faminta e
desista desse ato o mais vergonhoso até hoje aplicado pelo homem ao seu
semelhante! A prostituta, no entanto,
perderá toda a honra e respeito mesmo daqueles que dela se aproveitaram por
paga miserável, e seu físico será atacado por toda sorte de moléstias
contagiosas, dificilmente curáveis. Quem, todavia, regenerar-se, será por Mim
aceita!
Abstém-te de todos os excessos,
pois neles reside o gérmen da volúpia. Não te deixes, portanto, tentar para a imoderação
no comer e beber, do contrário terás dificuldade para dominares tua carne.
Temos, assim estudado o campo da volúpia.”
Essa fala de Jesus soa
realmente muito dura, mas é importante que se esclareça que a linguagem
utilizada por Ele no discurso acima, aplicava-se àquele contexto da Palestina e
adjacências há mais de 2000 anos, para que Ele fosse compreendido claramente
segundo o entendimento daqueles homens. Ou seja, devemos, portanto, guardar o
bom senso de trazê-la para o contexto do nosso século.
Não há em todo o Grande Evangelho de João uma fala específica de Jesus dirigida às manifestações homoafetivas. Há sim, severas e polemicas recomendações a casos de perversões sexuais, as quais conhecemos hoje como pedofilia, zoofilia, necrofilia e outras vertentes que não convém aqui mencionar.
Sabemos hoje que a homoafetividade / sexualidade não é uma perversão. Eu pessoalmente defino como um apelo profundo da alma que conflita ou não com o sexo biológico. Que pessoas vêm ao mundo imbuídas desse apelo. E para o qual, pelo menos nesse plano, não temos uma explicação que satisfaça a nossa racionalidade. Mas sabemos que á autentico, real e que deve ser acolhido por todos com respeito, amor e carinho.
Há, entretanto, que se considerar as severas advertências de Jesus do
quanto é danoso o início prematuro da atividade sexual, trazendo prejuízos irreversíveis para a nossa alma, nos tornando frágeis quais folhas ao vento e
incapazes de resistir aos apelos da carne ao longo da Vida. Jesus compara tal
situação a uma possessão demoníaca da qual dificilmente se desvencilha, porque
a carne sendo parte desse mundo precisa ser vencida e dominada, pois é
realmente como um ente a parte e que possui vontade própria. Diante dessa
perspectiva podemos avaliar o quanto a sociedade atual está distante dos
desígnios de Deus, o quanto estamos enganados com os nossos valores distorcidos e quantas gerações se perderam, seja pela liberalidade excessiva,
seja pela omissão e pela falta de vigilância sobre as crianças e jovens. O fato
é que podemos mudar esse quadro para um futuro não muito distante. Pois temos
hoje uma direção a seguir dada por Jesus e que poderá mudar o rumo da
história da humanidade. Não é uma decisão fácil, pois exigirá o empenho e a
luta de todos contra a torrente de sensualidade e lascívia dominante no mundo.
Essa é uma questão que envolverá toda a comunidade numa grande discussão de
como proceder na condução das crianças e jovens pelo terreno pedregoso da
sexualidade, pois, convenhamos, no mundo em que vivemos preservar um homem da
iniciação sexual antes dos 24 anos é uma tarefa árdua e quase impossível diante
de tantos apelos à sexualidade espalhados por todos os tipos de mídia. Portanto
o equilíbrio e o bom senso devem prevalecer e, acima de tudo, a direção de Deus
em tudo. Aquelas almas corrompidas devem ser encaminhadas ao tratamento e à Cura. A infância e a juventude devem ser preservadas a todo custo
das investidas da sensualização, mas tudo de forma equilibrada e ponderada,
onde todos recebam orientação amorosa acerca das consequências de uma iniciação
errada e prematura. Vejam, pessoas melhores surgirão dessa
experiência! Uma descendência abençoada se erguerá das cinzas desse mundo em
ruínas, simplesmente pela aplicação da palavra de Deus. Essa nova geração será
capaz de se unir ao espírito em harmonia e realizar feitos assombrosos segundo
a vontade de Deus. Serão os verdadeiros Renascidos.
Em outras palavras, e resumindo esse assunto para os tempos vindouros, o que Jesus tenta nos fazer entender é que, com o domínio sobre o corpo e seus desejos exercidos em tenra idade, liberamos a Alma para unir-se ao Espírito. Entendendo que a Alma é naturalmente ligada ao corpo e o Espírito é a porção Divina concedida a cada um, o resultado dessa união é um transcendente despertar de faculdades Divinas. Ou, em linguajar científico, o despertar de faculdades extra sensoriais tais como: a telecinesia, telepatia, a clarividência, a cura pela sobreposição das mãos e outras tantas capacidades manifestadas por Jesus em sua trajetória no planeta Terra. Parece incrível, mas não o é. Isso faz parte do processo de amadurecimento espiritual da humanidade e de uma orientação educacional que Jesus nos deixou e que é abordado no texto A Educação.
Já com relação a prostituição, Jesus deixa claro que qualquer relação carnal onde o móvel não seja o Amor e/ou a
geração de um ente abençoado, está fadada ao julgamento. Entenda-se como
julgamento, todas as consequências físicas e espirituais oriundas dessa ação.
É bom lembrar e deixar claro que o sexo não
é algo maligno ou danoso a nossa saúde física e espiritual. O sexo é, a priori,
a forma com que Deus nos proporcionou gerar frutos abençoados e estarmos
integrados em Amor ao nosso cônjuge. Quando feito com Amor, o sexo se torna um
ato sagrado e abençoado por Deus e o êxtase proporcionado aos amantes, Divino.
Como em tudo que fazemos na vida, no sexo devemos usar de moderação. Por se
tratar de uma energia poderosa, não devemos desperdiçá-la de forma leviana ou
de forma exacerbada.
No trecho transcrito abaixo, Jesus nos
fala sobre o casamento de maneira arrebatadora e definitiva. Este texto foi
extraído do livro “A Infância de Jesus” e a cena se passa na cidade de
Ostracina(Egito), onde a família de Jesus se encontrava refugiada da
perseguição de Herodes e sob a proteção de Cirenius, Governador do
Pontus e da Ásia Menor. A palavra que segue foi proferida por Jesus quando
Cirenius resolveu desposar Tullia:
“Não sou um
Senhor das coisas do mundo, por isto, de Minha parte, estais livres em assuntos
mundanos. Se alimentardes amor puro no coração, um pelo outro, não deveis
rompê-lo. No casamento, para Mim vale nenhuma outra lei senão aquela que está
escrita em vossos corações com letras flamejantes. Se desde o primeiro encontro
vos sentistes atraídos e vos unistes por esta lei viva, não deveis separar-vos,
caso não quiserdes pecar diante de Mim. Não considero nenhum laço matrimonial
mundano, mas somente o do coração; quem rompe este, é um verdadeiro adúltero
perante Mim.
Tu, Meu Cirenius, voltaste o
teu coração com sentimento forte para esta filha, por isto não deves mais
afastá-lo dela. Tu, minha filha, à primeira vista te entusiasmaste no coração
por Cirenius, por isto, diante de Mim, já és a esposa dele. O que vale diante
de Mim, não é consentimento nem dissuasão, mas somente o conselho de vossos
corações. A este conselho permanecei fiéis, não querendo tornar-vos verdadeiros
adúlteros. Maldito aquele que por razões mundanas desaconselha em coisas de
amor, que vem de Mim. O que é mais: O amor vivo que vem de Mim, ou a razão mundana
que vem do inferno? Que seja igualmente maldito o amor, cujo motivo é o mundo!”
Por Mauricio Azevedo
(2) Entenda-se pecado como: fazer mau a si mesmo ou ao próximo
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